The Raid World Championship
A explosiva performance da Nike ACG/Balance Bar
Rob Howard / 30.11.2004

O assunto do segundo dia de corrida foi sobreviver à brutal subida do vulcão Lanin e o esperado aconteceu, com o mais lentos sendo cortados, os favoritos mostrando sua resistência e o leaderboard sendo afetado por erros de navegação e penalizações. Desde cedo os lÃderes começaram a se dirigir ao vulcão, que se encontra na fronteira do Chile e da Argentina, e algumas equipes traçaram um caminho mais direto do que outras. A etapa de 40 km incluÃa uma subida de 2.925 metros e a equipe britânica Saab Salomon liderou o caminho, mas o pelotão não seguiu sua estratégia em direção ao PC8. A maioria seguiu por um caminho mais alto, entre elas a Nokia Adventure, que caiu algumas posições no Ãnicio da etapa, quando perdeu 2 horas em um erro de navegação. E o pior, eles esqueceram a barraca, um item do equipamento obrigatório, e quando chegaram perto do vulcão, foram penalizados em 1:15h, a ser pago no PC15. Não foi um bom dia para o finlandeses.Após o PC8 a verdadeira subida começou e os organizadores estimavam que as equipes mais rápidas levariam 12 horas para chegar ao cume. Foram colocados 14 guias de montanhas no meio do percurso e 2.300 metros de cordas fixas, e essa foi a primeira das etapas especiais com prêmios de US$ 1000,00 para a equipe mais rápida.
Os lÃderes da Saab Salomon são conhecidos pela experiência como corredores de montanha e lideraram durante toda a subida, mas eram seguidos pela fria determinação da Nokia e pela Nike ACG/Balance Bar. A Saab Salomon chegou nos 3.775m de altitude à s 12:56h, mas a Nike ACG/Balance Bar subiu as cordas logo atrás e assinou o PC 9 minutos depois. A equipe britânica achou que iria perder mais tempo devido à falta de aclimatização (o ponto mais alto da Grã-Bretanha tem apenas 1.343 metros), e olhavam para trás enquanto forçavam a respiração e prendiam os crampons na neve.
Mantendo um ritmo determinado a Nike ACG/Balance Bar diminuiu 90 minutos da diferença, e venceu o prêmio de US$ 1.000,00 por fazer o menor tempo nesta etapa de 40 Km. Seu incrÃvel tempo foi de 11:33:15h, bem à frente da Saab Salomon que levou 13:04:32h. A Nokia levou 14:04:31h, mas a equipe se perdeu no começo e entre o inÃcio da etapa e o final cairam do segundo para o quarto lugar. A Salomon Buff, da Espanha, levou 14:04:35h e Wilsa Sport/Helly Hansen (França) também fez uma impressionante subida, conquistando a 6a colocação no subida.See All Event Posts





