Sul Brasilis Speed Racing

  • Brazil (BRA)
  • Off-Road Running
  • Off-Road Cycling
  • Navigation

Guartela conquista podium em sua primeira prova

Wladimir Togumi / 23.01.2009See All Event Posts Follow Event
A prova de encerramento do Circuito Catarinense foi marcada pela dificuldade do percurso, causada principalmente pelas chuvas e o grande desnível, e de penalizações que acabaram alterando o resultado final.

O bairro Tapera do Ribeirão foi o local escolhido pela organização para a base da corrida e logo pela manhã a chuva dava indícios que não seria nada fácil cruzar as montanhas que dividem o lado leste e oeste do sul da ilha de Florianópolis.

As dificuldades para algumas equipes começaram antes mesmo da largada quando souberam que para levar as bicicletas até o local pré-estabelecido (e informado no site da prova) seriam gasto pelo menos 40 minutos. O tempo até a largada às 14h ficou "mais curto" e a correria tomou conta delas. A Life Guard (SP) não conseguiu voltar a tempo e perdeu a largada. Mesmo assim os atletas foram convencidos a partir e tentaram fazer uma prova de recuperação e depois de muitas indas e vindas, optaram por desistir de vez.

Como a prova possui 3 categorias diferentes, logo após a largada o grupo de participantes se dispersou: a Estreantes seguiu de bicicleta, a Aventura começou a canoagem próximo à largada e a Expedição começou o trekking com uma longa e íngreme subida.

Para os atletas da Expedição a primeira dificuldade viria na busca pelo PC2V, o que acabou unindo equipes e navegadores para conseguir sair da mata e começar a descida em direção ao Pântano do Sul, onde a categoria Aventura pegaria suas bicicletas. Os atletas da categoria Expedição teriam que fazer um longo trekking em direção à Lagoinha do Leste antes de iniciarem o trecho de mountain biking. No final, o trecho de técnicas verticais foi cancelado porque a maré subiu e cobriu a lage onde os atletas terminariam o rapel.

O que deveria ser o trecho de mountain biking acabou sendo um dos mais duros de toda prova, que exigiu muita determinação dos atletas. As chuvas transformaram a estrada de terra em pura lama, que entrava em todo o quadro das bicicletas e travavam as rodas. Ficou impossível pedalar e a única opção era carrregá-las ou ter paciência de tirar a lama a cada 10 segundos a fim de permitir que as rodas girassem um pouco. Na chegada, alguns competidores brincavam com Anderson Roos, organizador da prova, para que na próxima vez coloque a mountain biking como uma das modalidades, porque com o horário de corte, algumas equipes fizeram uma prova de 80 Km somente de trekking.See All Event Posts
PayPal Limited Edition SleepMonsters BUFF Patreon SleepMonsters Newsletter SleepMonsters Calendar SignUp