Estoril Portugal XPD Race
Uma Atenah junto a três espanhóis no Estoril Portugal XPD Race
Fernanda Maciel / 18.12.2007
Foi descansando entre o segundo e terceiro estágio da modalidade costeira na prova IGWA Adventure, prova nas Ilhas de Guadalupe, que fui convidada a correr a XPD Race Portugal com a equipe espanhola TEVA LA PINILLA. O Antonio De La Rosa, capitão da equipe, também estava presente nesta prova de uma semana de duração no Caribe.Assim foi o convite e é claro que aceitei. Havia um tempo que querÃamos correr juntos e esta foi a oportunidade perfeita. Adiamos minha volta ao Brasil, descolamos uma bike emprestada e lá fui eu... uma Atenah brasileira junto a três espanhóis (Antonio De La Rosa, Fran Villela e Aurélio Antonio).
A prova foi bárbara, a Costa do Estoril é linda, cheia de falésias, penhascos, pedras pontiagudas, uma costa selvagem. O Parque Natural de Cascais e Sintra também ficou na memória. Passamos pelo Castelo dos Mouros, Palácios da Pena e da Vila, e chegamos até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental. Passamos por alguns PC’s que estavam em praias que se encontram fósseis de dinossauros, vários pueblos/vilarejos bem pacÃficos e pequeninos, sempre com uma cafeteria para nos reabastecer de comida e acordar com uma xÃcara larga de café.
A Estorial Portugal XPD Race não nos obriga a dormir e se diferencia por você mesmo, atleta, escolher a rota que deseja fazer para percorrer toda a corrida. Desta forma, o que vale é a ESTRATÉGIA!
O objetivo é conseguir completar todo o percurso com o maior número de PC’s obrigatórios e facultativos, tendo sempre em mente: velocidade, tempo, força e estratégia de sono para encarar todas as etapas das modalidades sugeridas pela organização, pois cada modalidade tem um horário de entrada. Por exemplo, para conseguirmos fazer o último trekking da prova, tivemos que pedalar forte e deixar para trás alguns pontos de controle facultativos para chegarmos até as 12h do dia 9 (horário de entrada da modalidade) ... chegamos às 11h55, ufa! Ainda estávamos na disputa!