Sul Brasilis Speed Racing

  • Brazil (BRA)
  • Off-Road Running
  • Off-Road Cycling
  • Navigation

Guartela conquista podium em sua primeira prova

Wladimir Togumi / 23.01.2009See All Event Posts Follow Event
A prova de encerramento do Circuito Catarinense foi marcada pela dificuldade do percurso, causada principalmente pelas chuvas e o grande desnível, e de penalizações que acabaram alterando o resultado final.

O bairro Tapera do Ribeirão foi o local escolhido pela organização para a base da corrida e logo pela manhã a chuva dava indícios que não seria nada fácil cruzar as montanhas que dividem o lado leste e oeste do sul da ilha de Florianópolis.

As dificuldades para algumas equipes começaram antes mesmo da largada quando souberam que para levar as bicicletas até o local pré-estabelecido (e informado no site da prova) seriam gasto pelo menos 40 minutos. O tempo até a largada às 14h ficou "mais curto" e a correria tomou conta delas. A Life Guard (SP) não conseguiu voltar a tempo e perdeu a largada. Mesmo assim os atletas foram convencidos a partir e tentaram fazer uma prova de recuperação e depois de muitas indas e vindas, optaram por desistir de vez.

Como a prova possui 3 categorias diferentes, logo após a largada o grupo de participantes se dispersou: a Estreantes seguiu de bicicleta, a Aventura começou a canoagem próximo à largada e a Expedição começou o trekking com uma longa e íngreme subida.

Para os atletas da Expedição a primeira dificuldade viria na busca pelo PC2V, o que acabou unindo equipes e navegadores para conseguir sair da mata e começar a descida em direção ao Pântano do Sul, onde a categoria Aventura pegaria suas bicicletas. Os atletas da categoria Expedição teriam que fazer um longo trekking em direção à Lagoinha do Leste antes de iniciarem o trecho de mountain biking. No final, o trecho de técnicas verticais foi cancelado porque a maré subiu e cobriu a lage onde os atletas terminariam o rapel.

O que deveria ser o trecho de mountain biking acabou sendo um dos mais duros de toda prova, que exigiu muita determinação dos atletas. As chuvas transformaram a estrada de terra em pura lama, que entrava em todo o quadro das bicicletas e travavam as rodas. Ficou impossível pedalar e a única opção era carrregá-las ou ter paciência de tirar a lama a cada 10 segundos a fim de permitir que as rodas girassem um pouco. Na chegada, alguns competidores brincavam com Anderson Roos, organizador da prova, para que na próxima vez coloque a mountain biking como uma das modalidades, porque com o horário de corte, algumas equipes fizeram uma prova de 80 Km somente de trekking.

See All Stories On This Race

PayPal Limited Edition SleepMonsters BUFF Patreon SleepMonsters Newsletter SleepMonsters Calendar SignUp

SleepMonsters

AR Discussion Group

Our Patrons

AR World Series

SleepMonsters Patreon

Thank you to all our

adventure racing

patrons


AR World Series

Thomas Proulx

-- -- --

Adventure Race Croatia

Warrior Adventure Racing

Brian Gatens

Chris Dixon

Rootstock Racing

-- -- --

Adventure Enablers

Ajita Madan

Chipp Dodd

Celia Nash

David Ellis

Erik Sanders

Graham Bird

Jakub Malik

Josh Hayman

Liam St Pierre

Magnus Foss

Marijn Edelenbosch

Nicola MacLeod

Possum Jump Adventures

Robert Rulison

Strong Machine AR

Your Adventure Maps

-- -- --

Adrian Crane

Barbara Campbell

Dejna Odvody

Ivan Park

Klaus Mygind

Lars Bukkehave

Marco Ponteri

Maria Leijerstam

Nigel Davison

Rob Horton

Semyon Yakimov