Adventure Racing World Championship 2009
900 Km e 120 horas de progressão non-stop
03.11.2009


Depois de dois anos de preparação, o ARWC Estoril Portugal XPD Race aumentou ainda mais a escala de dureza para assumir a organização do Adventure Racing World Championship - o mundial de corridas de aventura que decorre pela primeira vez no nosso paÃs entre os dias 8 e 14 de Novembro.
Com partida de Cascais e chegada num local pleno de simbolismo em pleno Oceano Atlântico, a expedição apresenta um perfil de exigência máxima nunca antes vistos por cá. Ao longo de cinco etapas vão ser percorridos mais de 900 quilômetros sem a ajuda de motores. A maioria do traçado será feio a pé, de bicicleta e de canoa - sendo a gestão dos tempos de descanso um assunto da exclusiva competência das equipes. Um desafio para ser superado no máximo em 127 horas de progressão non-stop.
Para lutar pelo tÃtulo de Campeão Mundial, o mais elevado galardão alguma vez em disputa numa competição de aventura realizada em Portugal, vão estar 58 equipes de 26 paÃses. A representação é planetária, da Nova Zelândia à Ã?frica do Sul, passando pela Rússia, Brasil ou Estados Unidos. Como não podia deixar de ser, Portugal estará representado (quatro equipes) e apesar do segundo lugar conquistado há dois anos a presença da nata mundial da modalidade compromete em grande medida as ambições lusas. Neste campo, destaque para a presença dos Campeões do Mundo (Orion Heath - Nova Zelândia) e dos vencedores do Portugal XPD Race do ano passado, os gauleses da Outdoor Experiences.
VIAGEM NO ESPAÇO E NO TEMPO
Numa organização da APCA - Associação Portuguesa de Corridas de Aventura - com supervisão da Federação Portuguesa de Orientação, esta expedição irá visitar algumas das mais belas reservas ecológicas portuguesas. O percurso é secreto e irá passar pelos Parques Naturais de Sintra-Cascais, da Serra de São Mamede, do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Serra de Aire e Candeeiros o que faz desta prova uma enorme descoberta dos segredos bem guardados do Centro de Portugal. Neste campo, destaque para a passagem pelas Aldeias do Xisto, que irão guiar os participantes numa verdadeira viagem no tempo em que estes povoados marcavam o ritmo de uma região Ãmpar.
As equipas são constituÃdas por quatro elementos, obrigatoriamente mistas (com a participação de pelo menos uma mulher) ou excepcionalmente femininas, caso da equipa Russa ARENA (patrocinada pelo MunicÃpio da Pampilhosa da Serra). Para a descoberta do traçado, serão utilizadas cartas militares de 1:25.000 e 1:50.000 do Instituto Geográfico do Exercito, consideradas por muitos atleta entre as melhores do mundo para os Raids de Aventura. A progressão das equipas pode ser acompanhada em directo através da internet através de um inovador formato de comunicação desenvolvido em Portugal, o "Follow my Team" que integra um sofisticado sistema de localização por GPS, com um sistema de classificação integrado, uma base de dados de fotos e vÃdeo georreferenciada, e um sistema de interacção baseado no Twitter - tudo em cima de um modelo de realidade virtual do terreno.
Progressão a pé, BTT, escalada, natação, patins em linha, costeering, canyoning, canoagem, trikke, surf, corda, espeleismo, mergulho em apneia, "dirt jumping", tiro com arco e orientação são as modalidades presentes neste mundial de corridas de aventura.


SleepMonsters



