Adventure Racing World Championship 2009
Começa oficialmente as atividades do ARWC Portugal 2009
Wladimir Togumi / 06.11.2009


A organização trabalha incessantemente para fazer o translado de algumas delas do aeroporto até seus respectivos hotéis enquanto outras se aventuraram por milhares de quilômetros pelo continente europeu e chegaram de carro em Portugal.
A sempre favorita Nike e a defensora do tÃtulo de campeã OrionHealth.com estão entre as 25 equipes que registraram sua presença neste primeiro dia de acreditação e amanhã a restante delas terá até as 17h00 para resolver a parte burocrática, como entrega de termos, cheques calções e aluguel de equipamentos.
A equipe brasileira AKSA Brasil Kailash, já completa com o espanhol Antonio de La Rosa, foi a primeira a encerrar todo o processo e a fazer a foto oficial. "Foi difÃcil treinar e se preparar para a prova em trio, sem saber como seria a formação da equipe quando o quarto elemento chegasse... só o Rafael (Rocha) conhecia bem o Antonio de La Rosa", disse Luli. "Mas nossa surpresa não poderia ter sido melhor; ele potencializou as qualidades da equipe e de ontem para hoje nos tornamos mais experientes, organizados, tranqüilos, engraçados e divertidos. A estratégia da equipe será usar muuuita estratégia...e completar a prova divertindo-se!"
Assim como nas provas no Brasil a atleta Luli Cox apareceu vestida de cor-de-rosa e trouxe a tiracolo o sapo inflável "PrÃncipe". Provavelmente seu maior rival seja o mascote de pelúcia (acho que é um filhote de dinossauro) da equipe britânica Accelerate Adventure Racing, que é carregado durante toda a prova, mas nem de longe se compara em tamanho ao sapo cheio de ar.
Além da equipe brasileira a América do Sul está marcando presença no mundial com equipes da Argentina e Venezuela.
Toda a acreditação está sendo realizada na Casa de Santa Maria, uma construção de 1902 e que pertenceu à tradicional famÃlia portuguesa Espirito Santo (dona do banco de mesmo nome no paÃs) até 2004, quando foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais e transformada em museu.
Com as melhores equipes do mundo participando e um formato de prova diferente da outras etapas do AR World Series, ninguém arrisca um palpite de quem será a grande campeã do mundo em 2009. Força e estratégia deverão andar lado a lado para conseguir a melhor colocação, e com a presença de pontos opcionais, quem não parar para pensar se vale a pena perder tempo e ter um desgaste maior até um deles, pode perder muitas posições, fato que aconteceu ano passado com as 3 primeiras colocadas.
O clima está muito bom, com temperatura por volta de 18°C, um clima ameno para nós do Brasil e calor para muitos dos europeus. O dia alternou sol e chuva e o céu chegou a ficar nublado, ameaçando uma grande tempestade, mas logo a nuvem se dissipou e o céu ficou limpo novamente.
Assim como as equipes participantes, voluntários de diversos paÃses estão presentes para ajudar no evento. Hoje a noite alguns deles foram reunidos para comer pizza com integrantes da organização e na mesa estavam um australiano, um dinamarquês, um inglês e um norueguês. Mais pessoas de diferentes paÃses são esperadas, inclusive um brasileiro que mora na Espanha.
O inglês, francês e português são utilizados pelos integrantes da organização para conversar com os atletas e no meio dessa Torre de Babel muitas vezes a troca de idioma acontece sem a pessoa perceber, que começa a conversar em francês e termina em inglês. Pode parecer engraçado, mas com o cansaço e a cada hora conversando com uma pessoa de paÃs diferente, passa a ser fato comum.
Amanhã as atividades retornam às 10h00 e às 18h00 acontece a cerimônia de abertura e o briefing.


SleepMonsters



