AR World Championship 2005
Protesto dos espeleólogos
Release / 15.11.2005


A permissão foi concedida pelo Departamento de Conservação (DOC) na semana passada para a utilização da conhecida caverna Te Tahi, perto de Westport, durante a corrida na Quinta-Feira.
O diretor do AR World Series, Geoff Hunt, reagiu às declarações da Sociedade Espeleológica da Nova Zelândia e da Organização de Busca e Resgate do distrito da Tasmânia, que pedem para que o DOC reveja a decisão, devido à preocupação com a segurança dos competidores e outros problemas sobre práticas de segurança aceitáveis que não estão sendo utilizadas.
"Com certeza há uma 'campanha de difamação' acontecendo. Nós tivemos a aprovação do uso da caverna durante o evento pela DOC (Departamento de conservação) e espeleólogos profissionais da Norwest Adventures Ltd, de Newsport, estarão monitorando todos enquanto passarem por lá."
A companhia têm comercializado operações de turismo na caverna Te Tahi e o Sr. Hunt diz que eles possuem longa experiência de muitos anos da industria de espeleologia.
"Eles estão mais contentes que nossos competidores em usar a caverna e eles, junto com a organização da corrida, garantirão todas as medidas de segurança no lugar."
Hunt apontou que o único critério para as pessoas participarem de uma expedição na caverna com a Norwest Adventure é ser maior de 16 anos e estar em forma.
"As pessoas que agendam essa aventura não tem qualquer experiência em cavernas. O presidente da NZSS, Dr Stephen Swabey, notou que 50% dos competidores do mundial têm experiência em caverna, o que acredita ser uma porcentagem bastente alta."
Com 46 equipes participando do World Championship, menos de 30% das equipes ainda estarão na prova na quinta feira. Um grande número de equipes desistiu hoje e é esperado que a taxa de desistências continue.


SleepMonsters



