Adventure Racing World Championship 2009
Helly Hansen Prunesco é a nova campeã mundial de corrida de aventura
Wladimir Togumi / 15.11.2009


Ao contrário da maioria dos seus adversários, os britânicos perceberam logo no começo da corrida como a prova funcionava e o que precisavam fazer para estar sempre na frente e apesar de um pouco ofuscados pela disputa entre Nike, Orion e Lundhags, a equipe sempre esteve disputando posições no primeiro grupo.
Enquanto os neozelandeses, americanos e suecos não tinham ideia do que fariam pela frente, parando para estudar os mapas, tomando decisões sob a pressão de estarem muitas vezes lado a lado e tentando passar os horários de fechamento de etapas a qualquer custo, os britânicos conseguiram descansar muito mais e pular alguns PC's quando necessário.
A chegada aconteceu em Peniche, num estreito pedaço de areia com visual diferente de praias nos dois lados e logo cedo toda a estrutura de chegada já estava montada para receber os desbravadores da Lusitânea.
Mas antes de poderem descansar suas pernas, os competidores logo cedo tiveram que enfrentar uma natação gelada na foz do Arelho.
Como neste formato de prova todas as equipes (e também o staff) progridem no terreno como se fosse um grande pelotão, a chegada se torna um grande ponto de confraternização com todas elas cruzando o pórtico num curto espaço de tempo.
Após registrar sua chegada e receber uma garrafa de champanhe para comemorar os desafio vencidos, as equipes eram lembradas que existia mais um PC bônus ali próximo. Mike Kloser, da Nike Beaver Creek, parecia confuso porque não entendia que poderia pegá-lo após marcar sua chegada e tirava dúvidas com Geoff Hunt e Alexandre Guedes.
Na cerimônia de premiação Mike disse que a equipe decidiu passar por todos os postos de controle mas perceberam que isso seria impossÃvel logo no primeiro dia.
Após a entrega de brindes para as equipes participantes e troféus para as cinco primeiras colocadas, os organizadores de provas do AR World Series presentes na cerimônia foram apresentados e eles tiveram a oportunidade de fazer seus convites para as próximas etapas a serem realizadas. O primeiro a falar foi Antonio de La Rosa, que será responsável pelo AR World Championship 2010, em Castilla y León, na Espanha e em seguida foram apresentadas as provas Untamed New England, Costa Rica Adventure Race 2010, Raid in France, Huairasinchi (Equador) e Explore Sweden.
Ao final da cerimônia foi oferecido um jantar ao lado da piscina coberta do hotel Estoril Eden e pouco antes de começar a festa, Petri Forsmann e um dos voluntários norte-americanos jogaram Geoff Hunt na água.
Classificação final:
1 – Helly Hansen Prunesco
2 – Nike Beaver Creek
3 – Lundhags Adventure
4 – Orionhealth.com
5 – Navigator RaidLight


SleepMonsters



