The Raid World Championship 2005
Largada do Raid World Championship
Rob Howard / 13.09.2005


A maior parte do preparativo foi feito no dia anterior com suas equipes de apoio: comprar a comida certa, checar as bicicletas, traçar a estratégia de sono da equipe, etc. Esta manhã o que todos devem fazer é preparar as grandes canoas infláveis vermelhas para a primeira parte da corrida, um remo de 11 km em direção sul até a pequena vila de Angon. Aqui eles encontrarão suas equipes de apoio na primeira área de transição, um encontro cedo a apenas uma hora de corrida, e o inÃcio de uma longa subida até o Pass of Tournette.
Apesar das equipes terem todos os equipamentos obrigatórios, a equipe Asia Pacific está fazendo uma checagem cuidadosa antes da largada. Um item esquecido pode significar uma penalidade em tempo.
A outra tarefa é checar as embarcações para garantir que estejam inflados corretamente, e a última a fazer isso foi a Les Arcs Quechua. Sua equipe de apoio estava ocupada em enchê-la enquanto a equipe prendia os mapas no fundo da canoa e colocava fitas para prendê-los melhor. Eles então colocaram duas pequenas varas na frente de um dos barcos para que eles pudessem prender facilmente os dois barcos juntos. (na classificatória apenas 3 atletas correm por vez, então são 3 pessoas no barco, mas aqui todos os 4 integrantes da equipe correm juntos, então são utilizadas 2 canoas).
Em uma manhã quente e com ceú aberto, as equipes colocaram seus barcos na água, subiram e esperaram nervosamente pela contagem regressiva. Inevitavelmente, houve um pequeno atraso para esperar o helicóptero da televisão.
No tiro de largada metade das equipes saÃram remando forte, a outra metade levou algum tempo para prender suas canoas e então seguiram pelo lago. Haverá pouca diferença entre as equipes nesse primeiro remo, mas cada segundo deve ser considerado nessa corrida, e os principais competidores querem se estabelecer na frente. Eles também devem chegar na subida no segundo estágio na frente para evitar qualquer dúvida.




