Corrida D\'Aventura
Release final da Corrida DAventura - Costa dos Coqueiros (BA)
17.09.2008


O evento, válido pelo RBCA – Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura – e pelo CBCA – Circuito Baiano de Corridas de Aventura – contou com a participação de 80 atletas, que agrupados em equipes mistas de duas ou quatros pessoas percorreram 65 km de desafios e paisagens paradisÃacas.
Clique aqui para ver a classificação final
© Divulgação
Equipe Extreme © Divulgação
© Divulgação
Com chegada e largada na Praia do Forte, os atletas passaram por áreas de restingas, coqueirais e remanescentes de Mata Atlântica fundamentais para o equilÃbrio e biodiversidade da Costa dos Coqueiros. Diogo, Malhadas, Açu da Torre, entre outros distritos do municÃpio de Mata de São João, os Rios Imbassaà e Pojuca, como também a Reserva da Sapiranga foram os cenários escolhidos para essa aventura.
Os atletas largaram à s 10 h da manhã de sábado na modalidade costeira, um trekking litorâneo, chegando após 4 km na foz do Rio Pojuca, local do PC1/AT1 (Posto de Controle 1 / Ã?rea de Transição 1), onde tiveram que atravessar nadando. A primeira equipe a chegar neste ponto, a Extreme, desenvolveu uma velocidade média de 12 km/h na areia. Explosão fÃsica e adrenalina foram elementos que fizeram a diferença.
Do PC1/AT1 até o PC2/AT2, as equipes remaram por mais 4 km e chegaram no SÃtio Oka Porana, da Bahia Adventure, agência de viagens e turismo parceira e apoiadora do evento, de onde também atravessaram nadando para o PC3/AT3, na Reserva da Sapiranga.
As trilhas da Reserva da Sapiranga, sob árvores da mata atlântica, surpreenderam muitas equipes competentes em navegação com mapa e bússola. Pelo menos duas equipes foram ultrapassadas no caminho do PC4 ao PC5, por causa de erros na orientação. Na Corrida DAventura qualquer minuto foi precioso.
Após 4 km de trekking na Reserva, as equipes seguiram por 25,3 km até ImbassaÃ, num percurso muito rápido, que exigiu resistência fÃsica dos atletas que queriam brigar pelo tÃtulo.




