Brasil Wild 24 horas
Oskalunga Sundown vence a Brasil Wild 24 horas - Desafio da Mantiqueira
17.09.2008


Para dificultar "um pouco" mais a competição, era grande a probabilidade de chuva durante o final de semana, e uma olhada rápida ao redor da cidade mostrava que os atletas enfrentaria muita subida pela frente.
Localizada na Serra da Mantiqueira, a pequena cidade de Gonçalves ficou lotada com a presença dos competidores. Era quase impossÃvel encontrar uma vaga nas pousadas da região. Com um percurso de 130 quilômetros, a prova teve como modalidades a orientação, trekking, mountain biking, canoagem e técnicas verticais, e as novidades ficaram por conta da ausência de equipe de apoio e a participação das categorias duplas (mistas e masculinas) e solo, todas fazendo o mesmo percurso e precisando tomar as mesmas decisões estratégicas de buscar ou não os PC's facultativos espalhados ao longo da primeira seção de trekking.
A praça no centro de Gonçalves em pouco tempo estava lotada de atletas, imprensa e moradores locais, curiosos com toda aquela movimentação. Os alongamentos, entrevistas, concentração e últimos preparativos foram interrompidos para as últimas instruções, que acabou pegando algumas equipes de surpresa: a portagem na seção de canoagem seria proibido. A justificativa da organização foi evitar danos às embarcações, que provavelmente seriam arrastadas pela estrada e poderiam furar.
A notÃcia alterou a estratégia de algumas equipes, que levaram carrinhos construÃdos especialmente para carregar os ducks pela estrada e fazer toda a seção correndo.
O céu estava encoberto e a chuva podia começar a qualquer momento, mas o clima estava perfeito para quem iria enfrentar as longas subidas. Ao sinal da largada o pelotão partiu em direção ao PC1F, com exceção de algumas equipes que optaram por abrir mão do bônus de 4 horas e seguiram por uma estrada paralela.
A partir deste primeiro posto de controle os quartetos poderiam se dividir em duas duplas e se reunir novamente no PC6. Seguir pelas cristas das montanhas era o melhor caminho para evitar o desgaste fisico, mas mesmo assim as subidas e descidas eram constantes. O visual no alto das montanhas era incrÃvel e mesmo com o tempo fechado a visibilidade era boa.




